segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Samsung deve lançar smartphone com display flexível em 2012

Decisão da companhia pretende continuar o caminho de sucesso trilhado pelo Galaxy S2. Tablets e outros portáteis também devem ser beneficiados com a tecnologia.
A Samsung anunciou na última sexta-feira (28 de outubro) que pretende lançar uma linha de smartphones com tela flexível em 2012, novidade que deve ser seguida pelo anúncio de tablets e outros dispositivos portáteis com a mesma tecnologia. A declaração da empresa aconteceu poucos dias após a concorrente Nokia ter apresentado um smartphone flexível à imprensa durante o evento Nokia World.
Segundo o site PC World, a nova geração de dispositivos com tela flexível pretende seguir o mesmo sucesso obtido com o Galaxy S2, que em um período de cinco meses já vendeu 10 milhões de unidades. “Planejamos introduzir os displays flexíveis em algum momento de 2012, com esperanças de que isso ocorra no começo do ano”, afirmou o porta-voz Robert Yi.
A Samsung já demonstrou que é capaz de construir displays OLED flexíveis montados em estruturas fixas ligeiramente curvas. A tecnologia demonstrada pela empresa usa materiais emissores de luz em cada um dos pixels construídos, o que torna o material mais adequado a telas flexíveis do que o LCD, que necessita de uma luz de fundo auxiliar para operar corretamente.



Resumão: A semana no mundo da tecnologia


A semana foi agitada no mundo da tecnologia! Samsung e Nokia mostraram serviço, lançando ainda mais aparelhos no mercado; Steve Jobs deu o que falar; Wikileaks anunciou seu término; Sony comprou parte da Ericsson e passa a controlar Sony-Ericsson; Microsoft e Mozilla fecham acordo; e a HP voltou atrás, dizendo: vamos continuar a produzir PCs".

Para o consumidor brasileiro, algumas boas notícias: o console PSP ficará mais barato; Intel vai lançar tablet para nossos estudantes; concessionárias de banda larga terão novas regras a serem cumpridas a fim de melhorar seus serviços e as ligações interurbanas podem ficar mais baratas em breve!

Confira, abaixo, alguns dos destaques dos últimos 5 dias. Para ter acesso à listagem completa de notícias, clique aqui.

sábado, 29 de outubro de 2011

Contato

Email: filipe_fernands@hotmail.com / filipefernands@live.com / ffilipefernands@gmail.com
Fone: (38) 9121-2647 / 9825-2752


Manutenção em computadores

Dynamic HTML Editor 6.0 Build 71

Crie páginas HTML, ASP, PHP, CFM, JSP e XML sem precisar escrever uma linha sequer de código.


Dynamic HTML Editor projeta e gera páginas HTML, ASP, PHP, CFM, JSP e XML sem uma linha sequer de código! Ele importa imagens de vários formatos como JPG, JPEG, GIF, BMP, WMF, EMF, RLE, PNG, TGA, TIF, TIFF, ICO, PCX, PCD e PSD convertendo-as para formatos mais apropriados para a Web como JPG ou PNG. Além disso, é possivel gerar páginas compatíveis com HTML, XML, PHP, ASP, CFM e JSP.

O programa suporta inserção e recursão de arquivos (você pode importar um arquivo DHE em outro arquivo DHE ao modificar o arquivo original, o objeto importado é atualizado). Dynamic HTML Editor possui suporte a eventos simples: associações de eventos a partes de etiquetas, entrada de campos e arquivos importados
.

Versão de testes do Adobe Photoshop CS6 vazou na internet, confira as novidades

Nova interface, efeitos 3D e salvamento automático marcam as novas funções do editor de imagens.

O Adobe Photoshop CS6 nem tem data de lançamento marcada, mas uma versão prévia de testes, chamada de Superstition, já vazou na internet. As novidades no aplicativo parecem bem mais significativas do que o que ocorreu com o modelo anterior.
De acordo com AppleInsider, que teve acesso a uma dessas cópias, a mudança mais radical foi mesmo na interface do programa, que ganhou cores escuras (ao contrário do visual acinzentado das anteriores) e uma separação de ferramentas mais eficiente. O visual estaria cada vez mais parecido com o do Aperture, editor de imagens da Apple.
Mas o maior esforço foi mesmo o de providenciar ferramentas para trabalhar com a perspectiva de retratos e efeitos em 3D. A possibilidade não é nova (existe de forma básica desde o CS4), porém, várias ferramentas inéditas foram adicionadas, como “3D Text” e “Perspective Crop Tool”.

Porque eu uso software livre


Há alguns anos (mais precisamente desde abril de 2008), eu tomei uma decisão que em muito mudou a minha maneira de usar um computador. Eu optei por usar software livre.
E antes que se diga que software livre é ruim, eu peço: só fale com bom conhecimento de causa.
A era da internet trouxe uma evolução ao software livre que nunca antes havia ocorrido, e hoje posso afirmar, com certeza, que é perfeitamente possível trabalhar sem gastar um tostão com programas, e isso não envolve conhecimentos técnicos maiores dos que um software proprietário exige.
Usar programas freeware para Windows é super simples, porém trás um inconveniente. Dificilmente ele instalará em sua máquina apenas o que ele promete. Algum programa adicional será instalado, sendo do interesse do desenvolvedor. São os chamados spywares.
Tirando isso, rola legal.

Quem sou




Sou fascinado por tecnologia, ou melhor, sou fascinado por toda a variedade de alternativas que a mesma caba nos dando durante a execução de tarefas muito simples ou extremamente complicadas.
A facilidade com que a tecnologia estende o horizonte e faz de algo até então impossível de se fazer, algo tão simples, me encanta e as vezes até me faz gastar mais do que devia, a final, tecnologia é algo caro e nem sempre muito acessível.
Acho que já tive ou tenho todas as formas de tecnologia assistivas que minha limitações exigiram ou ainda solicitam e posso confessar, que estes equipamentos todos, de fato fazem a vida ser o minimo bem diferente do que poderia ser.

Dart: nova linguagem de programação para web do Google

Sendo uma empresa feita por engenheiros, é natural que o Google tente facilitar a vida dessa classe de profissionais. Não por acaso, a empresa apresentou nesta segunda-feira (10) as primeiras informações sobre uma nova linguagem de programação: Dart. A tecnologia – veja só – foi pensada para produzir aplicativos para web de forma mais rápida.
  De acordo com a gigante da web,Dart é uma linguagem de programação para web “estruturada porém flexível”. Com ela daria para escrever toda a aplicação doGoogle Docs ou mesmo do Gmail, dois serviços altamente complexos que o Google construiu com JavaScript e HTML5.
Dart, no entanto, está em estágio inicial de desenvolvimento. Ou seja, muitos passos ainda estão por vir. De qualquer forma, oGoogle já sai em defesa da linguagem de programação. Tanto projetos envolvendo uma só pessoa como forças-tarefas com dezenas de engenheiros poderiam tirar proveito da tecnologia.
Há quem diga que a Dart vai competir diretamente com o JavaScript. Outros analistas disseram que a linguagem de programação pode se tornar o Visual Basic da web. Entretanto, o que se sabe até agora é que a Dart vai rodar de duas maneiras distintas: por meio de máquina virtual ou por meio de um compiler que traduz o código em Dart para JavaScript.
Essa não é a primeira vez que o Google propõe uma linguagem de programação. Faz alguns anos que a companhia lançou o Go. A empresa também é proponente de alguns padrões web criados por ela mesma, como é o caso do WebM para transmissão de audiovisual (um concorrente do MP4, a grosso modo).


Morre criador da linguagem de programação C


Dennis Ritchie simplificou e, ao mesmo tempo, deu mais possibilidades aos programadores


Depois de Steve Jobs, um outro ícone do mundo da tecnologia também morreu. Menos conhecido entre a maioria das pessoas, mas não menos relevante quanto a seu legado, Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C teve sua morte divulgada em 12 de outubro.

No início da década de 1970, trabalhando para o AT&T Bell Labs, o cientista da computação desenvolveu uma linguagem de programação chamada C que facilitou a vida de programadores, além de aumentar usas possibilidades de criação. Ritchie também foi o responsável pela criação do sistema operacional Unix, uma das três bases computacionais mais importantes do mundo, ao lado de Windows e Macintosh.

Suas criações influenciaram, principalmente, o surgimento da linguagem de programação C++ (a mais usada pelos programadores), Linux, Android, Mac OS, iOS e JavaScript.

Nascido em 1941, Ritchie teve seu primeiro contato com um computador em 1967. Trabalhou grande parte de sua vida no Bell Labs, um dos mais importantes centros de inovação científica e tecnológica do mundo, berço do transistor. Sua morte foi confirmada hoje (13/10) em comunicado oficial do laboratório.

Lucro da Totvs cresce 20% no terceiro trimestre


A receita da fornecedora de software de gestão aumentou 6,8%, para 323,9 milhões de reais.


A Totvs registrou lucro líquido de 39,7 milhões de reais no terceiro trimestre, crescimento de 20,3% na comparação a igual período de 2010. No acumulado de janeiro a setembro de 2011, a empresa o lucro foi de 109,4 milhões de reais, aumento de 14,5% sobre o alcançado nos nove primeiros meses do ano passado. 

A receita líquida teve aumento 6,8% no trimestre, atingindo 323,9 milhões de reais. Nos nove meses do ano acumulou 994,1 milhões de reais, com crescimento de 13,2%. Segundo a companhia, o desempenho do terceiro trimestre de 2011, é explicado pela expansão das receitas de serviços e manutenção que, por sua vez, foram determinados pelas vendas de licenças realizadas em trimestres anteriores. 

Na área de serviços, especificamente, a receita cresceu 11% em relação ao terceiro trimestre de 2010, registrando 104 milhões de reais. No acumulado dos nove meses, o aumento foi 15,1% em relação ao acumulado até setembro de 2010.

No terceiro trimestre de 2011, a Totvs adicionou à sua base 732 clientes novos. Além disso, foram realizados mais de 3,6 mil vendas a clientes de sua base, o que representou crescimento de 13,9% em valores financeiros.  “Nesses nove primeiros meses de 2011, nos dedicamos à integração completa das operações, no que se refere à consolidação da marca Totvs, portfólio de soluções e centros de serviços compartilhados, conforme nossa expectativa. Com isso, concluímos a 4ª fase da história da Totvs, que previa a consolidação e a liderança do mercado brasileiro, e iniciamos a 5ª fase, em que nos tornaremos globais. O trabalho duro e a nossa história nos credenciam a partimos para este novo momento, certos de que temos todas as condições de cumprir as expectativas”, destaco o presidente da Totvs, Laércio Cosentino.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HP decide manter divisão de PCs

Empresa volta atrás depois de avaliar o negócio e afirma que não compensa separar o setor de computadores pessoais.
A HP, agora comandada por Meg Whitman, anunciou no começo da noite desta quinta (27) que decidiu manter sua unidade de PCs (PSG), revertendo a decisão de separá-la do grupo, conforme noticiado há algumas semanas.
De acordo com comunicado da fabricante, "nossa avaliação revelou a profundidade da integração que ocorreu em operações-chave como cadeia de fornecimentos e IT. Também detalhou a contribuição da PSG para o portfólio de soluções da HP e para o valor da marca. Por fim, mostrou que o custo de recriar isso em uma companhia à parte supera os benefícios da separação".
A fabricante diz acreditar que a divisão de PCs pode trazer um "crescimento lucrativo", além de "acelerar soluções de outras partes do negócio".
Segundo a empresa, a decisão "reafirma o modelo da HP e seu valor para consumidores e acionistas. A PSG é um componente-chave para nossa estratégia de entregar relações de alto valor ao mercado".
A divisão de PCs da HP é a maior do mundo, com faturamento de 40 bilhões de dólares no ano fiscal de 2010.

Aprovada desoneração da folha de pagamento de TI até 2014

Com a aprovação da Câmara,medida ainda terá de ser apreciada pelo Senado antes de ser encaminhada para sanção presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 540/11 que prevê a desoneração da folha de pagamento para as empresas de software e serviços de TI. A matéria também ampliou o período do incentivo, que inicialmente está previsto para 12 meses, estendido para até dezembro de 2014. A proposta ainda terá de ser apreciada pelo Senado e se passar será encaminhada para sanção da presidente Dilma Rousseff.
A desoneração da folha de pagamento é uma das ações do Plano Brasil Maior, anunciado em no começo de agosto, com um pacote de benefícios para reforçar a concorrência de empresas brasileiras frente aos concorrentes internacionais. A proposta reduz custos e tem o objetivo de aumentar a competitividade da indústria brasileira no mercado local e externo.
A MP 540/11 altera a contribuição previdenciária do setor de TI, substituindo a tributação de 20% incidente sobre a folha de pagamento por uma cobrança de 2,5% sobre o faturamento das empresas prestadoras de serviços de TI. Fabricantes de hardware não estão contemplados.

“Essa é uma mudança histórica que trará benefícios para toda a economia nacional, com o estímulo à produtividade e à competitividade entre empresas”, informa a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), que vem desde o ano passado reivindicando ao governo federal a desoneração da folha de pagamento de companhias do segmento para reduzir os custos da mão de obra brasileira, considerados um dos mais altos em comparação com outros mercados, colocando o País em desvantagem quando se trata dos contratos de offshore.

Pelos cálculos da entidade, os custos de transição entre a contribuição atual e a nova taxação serão amplamente compensados. Segundo a Brasscom, a mudança criará um ambiente mais ético e saudável para os negócios e para os profissionais do setor, reduzindo a informalidade. “Em vez de perder, o Tesouro Nacional e as contas da Previdência Social vão obter ganhos”, afirma a associação.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Como comprar um computador

Saiba o que leva em conta na hora de comprar um desktop ou notebook


Escolher um novo computador pode parecer uma tarefa fácil, dada a quantidade de oferta de novas máquinas, com novas configurações, e a quantidade de ofertas – máquinas cada vez mais novas custando cada vez menos. Isso torna o fator preço, por incrível que isso possa ser, um fator secundário. Especialmente por causa da primeira regra dos equipamentos tecnológicos: não importa o quanto você está pagando por um gadget hoje, ele vai custar menos daqui a seis meses.
Em um cenário como esse, o mais importante a se levar em conta é o uso que você irá fazer do equipamento. Um exemplo rápido: se você precisa de um computador para ver vídeos ou trabalhar com gráficos você vai precisar de um equipamento diferente do que se você precisasse mais de um computador capaz de acessar grandes quantidades de dados rapidamente.
Para facilitar a sua escolha, nós montamos esse guia onde você vai conhecer os principais itens a levar em consideração, e fazer uma compra o mais consciente possível.




Velocidade de acesso a  internet terá que obedecer 60% do contrato 

  A partir de 1º de novembro de 2012, a navegação na Internet deverá apresentar uma sensível melhoria. Regras aprovadas nesta quinta-feira, 27/10, pela Anatel determinam que, em média, a velocidade dos acessos respeite 60% do valor nominal contratado, tanto nos acessos fixos quanto móveis. A prática atual de mercado é garantir apenas 10%. 
Não significa que a experiência será sempre nesse nível. Os dois regulamentos que tratam da qualidade - para os serviços de Comunicação Multimídia (acessos fixos) e Móvel Pessoal (móveis) - foram baseados em um estudo conduzido pelo Comitê Gestor da Internet e o Inmetro, com participação da própria agência, que se fundamenta em dois critérios principais para a medição da velocidade.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

IBM oferece US$ 1 bilhão em crédito de TI para PMEs

Financiamento será concedido por meio da rede de parceiros. Iniciativa visa estimular crescimento econômico e inovação.

A IBM Global Financing, segmento de financiamento e leasing de TI da IBM, oferecerá US$ 1 bilhão em financiamento para ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) qualificadas para crédito de TI nos próximos 18 meses. O objetivo, segundo a companhia, é ajudar PMEs do mundo todo a estimular a inovação e a impulsionar o crescimento econômico, tornando o crédito mais acessível, com aprovações em menos de um dia. O financiamento visa disponibilizar tecnologias como Business Analytics (BA) e conceitos como cloud computing.  

Segundo a companhia, o anúncio de US$ 1 bilhão da IBM para PMEs é planejado para eliminar barreiras de investimento em TI que essas empresas enfrentam para ampliar seus negócios. A IBM oferecerá pacotes simples e flexíveis de leasing e financiamento em TI, alguns começando com taxas reduzidas, próximas a 0% em 12 meses, sem entrada. A empresa garante que a medida permitirá às PMEs adquirirem, imediatamente, a tecnologia e os serviços [da IBM] de que necessitam para começar a transformar suas empresas, e gerenciar seu fluxo de caixa de forma mais eficiente.

Teles e radiodifusão afiam disputa pelo 700 MHz


A radiodifusão afiou os argumentos para resistir ao assédio das teles sobre a faixa de 700MHz. Além de defender que é muito cedo para que o país decida o que será feito dessa frequência, diante das dificuldades de migração para o sistema digital, passou para o ataque ao apontar para a grande quantidade de espectro já disponível para telecomunicações - e ao questionar o uso pouco eficiente desse recurso. 


domingo, 23 de outubro de 2011

Saiba como proteger o seu computador

Investigador da Polícia Civil de São Paulo dá dicas de segurança para proteger o computador contra vírus e outras ameaças


É sempre assim. Não importa quão boa seja uma nova tecnologia, alguém sempre vai usá-la para o mal. Foi assim com o avião, inventado por Santos Dumont, em 1906, para realizar o sonho do homem de voar, e oito anos depois, usado como arma na Primeira Guerra Mundial.
A internet e os computadores não fogem a regra. Ambos foram criados para facilitar a vida do homem, mas são usados diariamente por pessoas mal intencionadas para obter informações sigilosas de usuários, como senhas e números de cartão de crédito.
Para proteger o seu computador de tentativas de invasão através da Internet, o MSN Tecnologia conversou com o investigador da Polícia Civil de São Paulo Marcos Tupinambá, especialista em segurança da informação.

A última invenção de Steve Jobs

Ele queria revolucionar os aparelhos de TV e a televisão como um todo

Está na biografia de Steve Jobs, que vai ser lançada na segunda-feira (24/10): o último plano do mago da tecnologia era revolucionar os aparelhos de TV, do mesmo modo que ele revolucionou os tocadores de MP3 e os computadores. No Washington Post, trechos do livro de Walter Isaacson, contam que Steve Jobs"queria muito fazer com os televisores o mesmo que fez com computadores, players de música e telefones: fazê-los simples e elegantes". Ainda segundo o biógrafo, Jobs afirmou: "gostaria de criar um aparelho de TV integrado, completamente fácil de usar. Ele seria automaticamente conectado com outros aparelhos e seria sincronizado com oiCloud (veja aqui, como o iCloud funciona). Os usuários não mais precisariam se aborrecer com vários e complexos controles remotos para DVDs ou TV a cabo. Eu queria criar a interface mais simples que se pode imaginar, e finalmente consegui".

Segundo o Washington Post, não há clareza total sobre o que Steve Jobs quis dizer com essas palavras, mas uma iniciativa da Apple nesse sentido poderia mudar as relações do mundo do entretenimento, da televisão e das telecomunicações.


Ainda estamos no campo dos rumores, porém, por mais de uma vez, e por diferentes fontes, já apareceram informações de que Apple teria, sim, seu projeto de aparelho de TV (o Olhar Digital já publicou reportagem a respeito), e que a Apple TV (agora sob a forma de um aparelho de TV, e não apenas o set top box que já está nas lojas) pode ser lançada no final do ano que vem, em 2012.